quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
4° Seminário Inter-Religiosidade
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Erramos.....
domingo, 30 de novembro de 2008
Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
O Laço Vermelho, símbolo desta luta, é um sinal de comprometimento e foi escolhido por causa da sua ligação ao sangue e sua idéia de paixão. Inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo, foi criado em 1991, em homenagem as pessoas que haviam morrido em consequência da doença.
sábado, 29 de novembro de 2008
Amor para Todos.....
Mas qual a polêmica?
Assista o video e julgue você mesmo....
Todo mundo não tem o direito de achar seu parceiro ideal?
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
1° Encontro Inter Regional LGBT Jovem
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Agenda
terça-feira, 25 de novembro de 2008
E os vencedores são.......
Show do Gongo 2008
"Desafio Pacsivia" é o grande vencedor do "Show do Gongo" 2008. O video é do também vencedor do ano passado, André Machado, que ganhou o prêmio com o video "Telebambis".
domingo, 23 de novembro de 2008
Selo Paulista da Diversidade
sábado, 22 de novembro de 2008
III Parada GLBT da Zona Leste
Reflexão.....
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Você sabia....
Foto: Folha de São Paulo
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Agradecimento Especial.....
- Eduardo Cardoso, da CADS/SEPP - Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual da Secretaria de Participação e Parceria da Prefeitura do Município de São Paulo, agradecemos o tempo e o material informativo disponibilizado;
- Ao Centro de Testagem e Aconselhamento Henfil pelas informações e pelo material;
- A Associação Brasileira de Turismo GLS, pelas informações disponibilizadas;
- Ao Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS de São Paulo, pelas informações e pelo material;
- Ao Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate a Homofobia pelo material.
Desejamos a todos que continuem o excelente trabalho realizado na luta, na proteção e na obtenção dos direitos dos cidadãos.
Mais uma vez muito obrigado e nós continuamos com o blog, que nos permitiu acima de tudo aprender muito mais do que ensinar.
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
(Nelson Mandela)
Parada do Orgulho GLBT de São Paulo 2009
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Sopa de Letrinhas...
Indivíduo (homens ou mulheres) atraído amorosamente, fisicamente ou espiritualmente tanto por homens quanto por mulheres.
Ana Carolina
TRANSGÊNERO
Termo genérico utilizado para designar indivíduos que agem social e particularmente como pertencentes ao sexo oposto. Desta forma, pode ser empregado tanto para descrever transexuais quanto travestis, indistintamente.
Andréa Albertino
TRANSEXUAL
Roberta Close
Na maioria dos lugares a sigla utiliza é GLBT, que engloba o maior número de pessoas da comunidade e onde a letra T, representa os transgêneros. Na I Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais realizada em junho, levantou-se a discussão sobre a mudança na ordem das letras para LGBT, devido a maior atuação do movimento lésbico dentro da comunidade, mas ainda essa mudança não foi aprovada. A comunidade pensa em adotar a sigla GLBTI, para englobar os indivíduos denominados de Intersexos.
Claudia Wonder
Independente da sigla utilizada o importante é o respeito dedicado às pessoas e a diversidade, independente de sua orientação sexual.
Fique sabendo.....
A informação é a melhor forma de proteção que podemos ter!
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Histórias de Todos Nós....
Leitura Obrigatória
domingo, 16 de novembro de 2008
O avanço da AIDS em São Paulo.....
Nos posts dos próximos dias, publicaremos mas videos dessa importante campanha.
sábado, 15 de novembro de 2008
Dando sequência nas campanhas.....
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Campanha contra a Homofobia
Este projeto vem para alterar a Lei n° 7.716, de 05 de Janeiro de 1989, permitindo que qualquer cidadão ou cidadã que sofrer qualquer tipo de discriminação por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero poderá prestar queixa formal em qualquer delegacia.
Para ser aprovado, o PLC 122/2006 precisa ser votado no Senado Federal, onde está enfrentando a oposição de setores conservadores do Senado e de segmentos fundamentalistas religiosos.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Festival Mix Brasil 2008
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Brasil será sede de dois congressos internacionais
Já em 2010, o Brasil sediará o próximo Congresso Mundial da ILGA. A escolha da aconteceu durante o o 24º Congresso Mundial da ILGA, cidade de Viena (Áustria),realizado entre os dias 03 e 06 desses mês.
Essa escolha se deu as iniciativas acontecidas no país em 2008., como a I Conferência Nacional LGBT, o crescente número de Paradas realizadas no país e pelo número de candidatos LGBTs que concorreram a última eleição. Outro ponto de destaque, foi a participação da ABGLT na Conferência Mundial de Revisão da Declaração e Programa de Ação de Durban, sendo a única ONG do segmento GLBT do mundo, a participar dessa importante conferência.
domingo, 9 de novembro de 2008
Beijaço na USP
Esse protesto foi motivado pela expulsão dos alunos Jarbas Rezende de 25 anos e de José Eduardo Souza Góes de 18 anos, ambos estudantes do curso de Letras, da festa promovida pelos alunos do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária, ocorrida no dia 10 do mesmo mês. O motivo da expulsão, segundo o casal, foi terem trocado um beijo, o que causou a revolta dos estudantes ali presentes, incitados pelo DJ, que assim que viu o casal se beijando, interrompeu a música e acendeu as luzes.
O DJ, que também é presidente do Centro Acadêmico, justificou a atitude dizendo que se fosse um casal heterossexual teria tomado a mesma atitude, pois o CA é contra a “pegação” em festas. O casal registrou um boletim de ocorrência contra o CA por constrangimento ilegal e lesão corporal na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), na terça-feira (28).
Sabemos que é complicado viver em uma sociedade, onde a convivência de diferentes pessoas, com diferentes hábitos nem sempre é motivo de concordância, mas de que forma poderíamos “harmonizar” essa convivência respeitando a individualidade das pessoas?
sábado, 8 de novembro de 2008
Homofobia
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Adoção, uma questão de amor!
De um lado, ficam os interessados na adoção, que acreditam estar preparados para assumir a responsabilidade de constituir uma família, sejam heterossexuais ou homossexuais, do outro, a sociedade, incluindo os orgãos responsáveis pelos processos de adoção, que por acreditarem estar fazendo o melhor para essas crianças mergulham num demorado processo burocrático.
No meio dessa disputa ficam as crianças, que na esperança de fazer parte de uma familia, veem seus sonhos ficarem cada vez mais distantes e conforme o passar do tempo fica mais difícil serem adotadas pela sua idade avançada, sendo preteridas às crianças mais novas.
Países como a Bélgica, Espanha, Canadá, Colômbia e Holanda (sendo esta a pioneira, desde 2001), possuem uma legislação que permite a casais homossexuais o direito à adoção de crianças. No Brasil, alguns casos receberam sentenças favoráveis e hoje famílias consideradas “diferentes” em sua estrutura não se diferem em nada das famílias ditas “tradicionais”, mostrando que o que realmente importa é o amor e o respeito.
Nos Estados Unidos, em recente pesquisa realizada pelo Instituto Williams da Escola de Leyes de ACLU do Instituto de Urbanística de Washington D.C., cerca de 65.000 crianças vivem com pais homossexuais, sendo que uma em cada três mulheres lésbicas é mãe adotiva ou biológica, assim como um de cada seis homens gays.
Nos cinemas o filme “Baby Love”, do diretor francês Vincent Garenq, utiliza-se da comédia para retratar o tema adoção por casais homossexuais de maneira leve e evitando levantar qualquer bandeira.
A adoção por casais homossexuais é um dos temas de maior discussão em todo o mundo e devemos sempre ter cuidado para assumir posturas positivas ou negativas, principalmente por envolver uma criança.
Sabemos que antes de tudo a adoção é um ato de amor, mas temos sempre que buscar o melhor para a criança, independente dos futuros pais serem homossexuais ou não.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
E a 32ª Mostra Internacional de Cinema continua...
Mais dois filmes com temática GLBT estão levando os telespectadores paulistanos às salas de cinema.
"Tedium", do diretor Bahman Motamedian, mostra a vida de sete transexuais iranianos e a difícil relação com a sociedade muçulmana na cidade de Teerã. Retrata suas alegrias e o conflito de sentir que nasceu em um corpo "trocado".
Em "O outro lado de Istambul", documentário de Döndü Kilic, a cidade de Istambul serve de pano de fundo para a crescente comunidade gay que começa a se expor e a lutar pelos seus direitos dentro de uma sociedade homofóbica.
A 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo tem exibição em diversas salas de cinema da cidade e se encerra no dia 30 de outubro.
domingo, 26 de outubro de 2008
Reflexão....
Será que amar alguém é tão errado assim?
32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Começou no dia 17,a 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, trazendo 454 filmes de 75 países, a mostra mantem sua caracteristica de privilegiar a diversidade de temas.
Dois filmes com temática GLBT, merecem destaque.
Em "Como diz a Bíblia" (EUA, 2007), do diretor Daniel Karslake, as relações entre famílias católicas e seus filhos gays, são discutidas tendo como pano de fundo a complexa relação entre a religião e o homossexualismo. O filme tenta mostrar de maneira positiva soluções pra essas questões, independentemente de sua orientação sexual.
Já no filme, "Um lugar para se viver: A história de Triangle Square" (EUA, 2008), da diretora Carolyn Coal, mostra a busca de candidatos a vagas do residencial Triangle Square, asilo para idosos gays sem condições financeiras da cidade de Hollywood, LA.
Para mais informações sobre a 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, acesse:
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
As Famílias no Século XXI
Mas será que a sociedade está preparada para aceitar essas estruturas consideradas diferentes?
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Definições...
Aí vai algumas definições:
Diferente:
"O que não é igual"
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
“São Paulo – Cidade das Diferenças”
Milhões de pessoas transitam por suas ruas e avenidas em busca de sonhos, realizações, trabalho, diversão e tudo que essa megalópole oferece. Imigrantes chegam de todas as partes do Brasil e do mundo e são rapidamente incorporados nesse caldeirão multi-cultural.
Dentro desse caos urbano, encontramos “pequenos países” como o bairro da Liberdade, reduto dos imigrantes japoneses, o Bexiga, reduto dos imigrantes italianos e outros bairros que representam a cultura de diversos povos.
São Paulo é considerada a capital econômica do Brasil. Aqui tendências são lançadas, gírias são inventadas, modas e modismos são criados extrapolando as fronteiras do nosso território.
Numa população de 10.812 milhões de pessoas, a diversidade também se reflete na orientação sexual de seus habitantes. Cada vez mais a população GLBT se faz presente e busca, apesar de todas as dificuldades, viver e participar dessa sociedade ativamente.
Esse blog faz parte do Projeto Acadêmico intitulado Observatório da Cidade da FESPSP, que tem como objetivo lançar um olhar sobre os acontecimentos e manifestações da cidade de São Paulo.
Nosso grupo escolheu o tema diversidade e a inclusão da comunidade GLBT na sociedade de São Paulo, por observarmos o crescimento da população GLBT, bem como, grande número de manifestações, eventos, lugares, publicações, entidades não-governamentais que estão surgindo em nossa cidade.
A Parada do Orgulho GLBT em sua 12ª edição, por exemplo, levou as ruas de São Paulo 3,4 milhões de pessoas entre gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e simpatizantes, que reivindicavam questões importantes para a comunidade GLBT.
Nosso objetivo é entender a relação Sociedade X Comunidade GLBT e todos os temas que permeiam essa relação de diferenças, onde o respeito deve ser a principal ferramenta na luta pela igualdade.
“O que somos é conseqüência do que pensamos.”
O Grupo...
Idade: 21
Onde nasceu: Lapa - São Paulo
Onde mora atualmente: Guarulhos
Fale sobre sua infância até os dias de hoje: Nasci em São Paulo, na Lapa, mas fui morar na Freguesia do Ó, Zona Oeste, numa casa simples, alugada, um terreno grande, onde no mesmo quintal moravam alguns parentes. Lá foi uma infância tranqüila, brincava muito com meu irmão (um ano mais velho que eu) e com um vizinho que tinha a mesma idade que a minha, e que também era muito sapeca igual a mim. Brincávamos muito na piscina de plástico que ganhamos dos meus pais e também com os famosos brinquedos Lego, carrinhos, bonecos dos super-heróis e outros brinquedos mais simples, pois éramos uma família humilde, o que meu pai ganhava era dividido entre o aluguel e as obrigações de casa (alimentação, fralda, remédio e etc). Quando eu tinha 4 anos, meu pai, com muito trabalho e esforço, conseguiu comprar um terreno em Guarulhos, cidade da Grande São Paulo, onde meus avós maternos moravam, era o começo de uma nova vida para toda a família, pois saímos do aluguel e fomos morar numa casa nossa, uma grande vitória. Moro lá até hoje, e lembro-me bem da minha infância ali, naquela rua havia muitas crianças e a maioria era meninos, então imagine qual era nossa brincadeira preferida? Jogar futebol é claro! Vivia na rua, de manhã, a tarde e a noite, se não fosse jogando bola, era brincando de pega-pega, polícia e ladrão, esconde-esconde, rouba-bandeira, e outras mais…e quando minha mãe não deixava eu sair pra brincar na rua, eu chamava alguns amigos pra brincar no quintal de casa, ou pra jogar videogame. Aos poucos fui conhecendo meu bairro, andava muito de bicicleta e aos poucos ia cada vez mais longe, adorava conhecer os outros bairros, visitar amigos da escola que moravam um pouco distante da minha casa. A escola também era distante da minha casa, estudava no Centro de Guarulhos, onde também aprendi a conviver com pessoas de diversos lugares e classes sociais. Vi o crescimento da cidade e da sociedade ao meu redor e também fiz parte destas mudanças, algumas boas e algumas ruins, mas que fazem parte do progresso de uma cidade. Hoje estudo no centro de São Paulo e minha convivência com as diferenças é muito grande, onde na realidade, todos são iguais, indiferentemente da religião, da raça, do sexo ou da opção sexual.
Idade: 27 anos
Onde nasceu: Tatuapé
Onde mora atualmente: Cohab Tiradentes
Fale sobre sua infância até os dias de hoje: Nasci em Tatuapé e aos 4 anos fui morar na Cohab. Lá, cresci e brinquei muito. No prédio onde morava, havia muitas crianças, todos os dias a bagunça era tremenda. Na Cohab, nos tempos passados, havia muita mata virgem e a maior diversão dos adultos e da criançada era caçar porco e javali para assar. Viver ali antigamente era como reviver a pré-história, éramos muito felizes! O tempo foi passando e a Cohab foi tornando-se um bairro perigoso de se morar, as crianças não podiam mais ficar até tarde brincando na rua e as matas foram dando lugar a novos prédios. O tráfico tomou conta da Cohab, muitos amigos meus foram mortos por conta de drogas e afins; vi um amigo meu ser recolhido na esquina do meu prédio, no dia de Natal, com uma bala no peito, como foi difícil para eu conviver com aquela imagem no pensamento. Hoje, a Cohab é quase um município, uma selva de prédios. Continua perigosa, porém, para nós moradores de muito tempo, não mais. Vivo meus dias no trabalho e na faculdade, perdi o contato com a minha Cohab, sou feliz. Conquistei novos amigos e explorei novos horizontes e não importa para onde irei, aquela Cohab de antes permanecerá registrada em meu coração.
Fale sobre sua infância ate os dias de hoje: Minha infância sempre foi muito simples e singela, mas sempre com muita pureza. Pega- pega, esconde- esconde, bicicleta, futebol entre outros era o que mais me distraia. Sempre morei entre Caieiras e Perus. Quando criança, vivia intensamente cada momento. Aprendi muito com a vida. Cresci, ufa, meus pais se separaram, e hoje idealizo objetivos para minha vida, objetivos esses que a vida me impôs. Hoje trabalho e estudo em São Paulo e sempre alcanço as minha metas.
Nome: Junior Madeu
Idade: 31 anos
Onde Nasceu: Cerqueira César - São Paulo
Onde mora atualmente: Me divido entre o Jd. Santo Elias e a Vila Buarque
Fale sobre sua infância ate os dias de hoje: Como bom paulistano nasci na Maternidade São Paulo e fui batizado na Catedral da Sé. Tive uma infância repleta de brincadeiras e cheia de amigos. Empinar pipa, andar de carrinho de rolimã, rodar pião, bolinha de gude, brincar de Playmobil, andar de bicicleta eram minhas brincadeiras favoritas e motivos de muita alegria. Minha mãe sempre nos levou, eu e minha irmãs, a diversos lugares....Fui no primeiro Show da Xuxa realizado em São Paulo, fui em várias Feiranças, feira da criança no Anhembi e tive a oportunidade de assistir a um show do Balão Mágico, num circo, montado na Praça Rossevelt. Passei grande parte das minhas férias frequentando as piscinas do Palmeiras, o melhor time do mundo. São Paulo sempre fez e sempre fará parte da minha vida! Quando estou fora sinto falta desse corre-corre, desse stress, dessa agitação que só essa cidade nos proporciona. Adoro essa mistura de povos, de religiões, de tribos....essa diversidade que só a cidade que não pára me oferece....