quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

4° Seminário Inter-Religiosidade


Começa amanhã (05.12), o 4° Seminário Inter-Religiosidade, organizado pela Cads - Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual. Com a temática "Derrubando muros, construindo pontes", o seminário pretende expandir a diversidade na luta contra a homofobia.


Entre os participantes da Mesa Oficial de Abertura estarão o Secretário Municipal de Participação e Parceria Ricardo Montoro e o Coordenador Geral da Cads, Cássio Rodrigo. O seminário será realizado no Cenesp - Centro de Eventos e Negócios de São Paulo, localizado na Rua Treze de Maio, 717 no bairro da Bela Vista.


O evento é aberto a participação de qualquer pessoa e para isso é necessário realizar a inscrição no site da Cads:




A programação do seminário, que ocorre do dia 05 até dia 07 de Dezembro é a seguinte:


Sexta- feira (05/12)

19 horas - Mesa Oficial de Abertura
20 horas - Apresentação de documentário a respeito da Diversidade Religiosa e Sexual
21 horas - Coquetel de abertura


Sábado (06/12)

09 horas - Diversidade Religiosa e Diversidade Sexual ( 50 minutos) Dr.Perly Cipriano - Subsecretário de Promoção dos Direitos Humanos
14 horas - Desconstruindo Muros, Construindo Pontes - Religiosidade e Diversidade Padre Luís Correa - Rio de Janeiro.


Domingo (07/12)

Oficina sobre Bíblia e Diversidade Sexual
09 às 16 horas - ICM - São Paulo
Pastor Cristiano Valério


O encontro pretende criar um clima de respeito e compreensão através da integração entre os LGBTs e as religiões. Participe!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Erramos.....



No post publicado no dia 27.11 com o título "Agenda", publicamos erroneamente o tema da 3ª Parada do Orgulho LGBT de Guarulhos, que aconteceu no último domingo, dia 30.11. O tema correto deste importante evento foi: "Viva Ame e Seja. Homofobia não combina com Democracia"
O evento organizado pela Ong MEL - Movimento pela Defesa da Livre Orientação Sexual, contou com a presença de figuras importantes e cerca de 6.000 participantes, que vieram reforçar seu apoio a aprovação do PLC 122 e o projeto de lei municipal 281 que institui o Dia Municipal do Orgulho Gay e da Conscientização Homossexual da cidade de Guarulhos.

Queremos pedir desculpas pelo erro cometido e agradecer sinceramente pelo comentário deixado em nosso blog, o que nos permitiu corrigir esse lamentável erro. Infelizmente o autor do comentário não quis se identificar, respeitamos o seu direito e agradecemos novamente a "correção".

Em nenhum momento tivemos a intenção de desmerecer o importante trabalho executado pela Ong MEL na luta pelos direitos dos homossexuais e pela visibilidade do Movimento LGBT.

Novamente pedimos desculpas aos organizadores e queremos elogiar o excelente trabalho realizado na 3ª Parada do Orgulho LGBT de Guarulhos.

domingo, 30 de novembro de 2008

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS




Para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, será exibido o filme "O Jardineiro Fiel", de Fernando Meirelles. Após a exibição do filme, será promovido um debate com todo público e essa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e o Museu Lasar Segall.

O evento que ocorrerá no dia 1° de Dezembro, no museu, localizado na Rua Berta,111 - Vila Mariana, terá inicio as 18:30 hrs e os interessados devem confirmar presença pelo e-mail vacinas@crt.saude.sp.gov.br ou pelo telefone 5087-9915 com vagas limitadas.



Segundo relatório das Nações Unidas, existem cerca de 33 milhões de pessoas vivendo com HIV/AIDS no mundo. O dia 1° de Dezembro foi escolhido para ser o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, na Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987 e foi adotado no Brasil, a partir de 1988 tendo como objetivo promover a reflexão sobre a solidariedade, tolerância e compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS e a conscientização da necessidade de prevenção.

O Laço Vermelho, símbolo desta luta, é um sinal de comprometimento e foi escolhido por causa da sua ligação ao sangue e sua idéia de paixão. Inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo, foi criado em 1991, em homenagem as pessoas que haviam morrido em consequência da doença.



A FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, através dos alunos do 6° Semestre do curso de Administração de Empresas, realizará uma ação educativa para conscientização dos alunos. Essa ação inclui a distribuição de materiais educativos, preservativos e do Laço Vermelho, símbolo dessa importante campanha.
A ação que irá acontecer amanhã (01.12) na recepção do prédio localizado na rua Doutor Cesário Mota Junior, 266 - Vila Buarque, à partir das 18:30, contou com a colaboração do Centro de Aconselhamento e Testagem Henfil, responsável pelo fornecimento dos preservativos e do material educativo.


sábado, 29 de novembro de 2008

Amor para Todos.....

A famosa marca européia Bjorn Borg de óculos, sapatos e roupas, acaba de lançar uma campanha que promete gerar polêmica. A marca que leva o nome do famoso tenista sueco, lançou a campanha "Love for All" (Amor para Todos), onde através de seu website te ajuda a encontrar seu parceiro ideal.

Mas qual a polêmica?

Assista o video e julgue você mesmo....



Com toda certeza a Igreja e diversos setores religiosos não ficarão contentes com o que é mostrado no video....


Todo mundo não tem o direito de achar seu parceiro ideal?

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

1° Encontro Inter Regional LGBT Jovem


Entre os dias os dias 11 e 14 de dezembro, a cidade de Ilha Solteira, interior de São Paulo, será a sede do 1° Encontro Inter Regional LGBT Jovem. No encontro serão discutidas novas formas de combater a AIDS e as DSTs entre os jovens gays.


O evento organizado pelos grupos SEIVA - Serviço de Esperança e Incentivo a Vida Agora, Joana Darc e GADA - Grupo de Amparo ao Doente de AIDS, discutirá também a AIDS nos tempos de bareback, desafios para a superação de vulnerabilidades dos jovens LGBT e direitos humanos.


O evento é direcionado a jovens entre 16 e 29 anos e os organizadores disponibilizaram 100 vagas para participantes de outras regiões, que terão suas passagens para a cidade, reeembolsadas, assim como a hospedagem.


Para mais informações e inscrições, contate o grupo SEIVA pelo e-mail:




quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Agenda


Acontece no próximo dia 30.11 ás 15horas, a 3ª Parada Gay de Guarulhos. O evento que tem como tema: "Um Olhar Consciente, para Quem Cuida da Gente", terá concentração na Avenida Tancredo Neves, altura do Poupa Tempo.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

E os vencedores são.......


No dia 23/11 em festa realizada do Museu da Imagem do Som (MIS), foram revelados os ganhadores da 16ª edição do Mix Brasil de Cinema e Video da Diversidade Sexual.

Pelo voto popular os ganhadores foram:

Melhor Longa: Um Amor de Siam, de Chukiat Sakveerakul -Tailândia

Melhor Documentário: Ela é um Garoto que Conheci, de Gwen Hawthorn - Canadá

Melhor Curta Estrangeiro: O Pátio da Minha Casa, de Pilas Guiterrez - Espanha
Melhor Curta Nacional: O Corpo Conforme, de Letícia Marques


Os filmes vencedores da competição Brasil foram:

Melhor Filme: Para Que Não Me Ames, de Andradina Azevedo e Dida Andrade - São Paulo.

Menção Honrosa: Homens, de Lucia Caus e Bertrand Lira -Espírito Santo.

Melhor Interpretação: Rafael Saar, no filme Depois de Tudo - Rio de Janeiro.

Melhor Roteiro: Otavio Chamorro, com o filme As Fugitivas - Distrito Federal.

Melhor Direção: Andradina Azevedo e Dida Andrade, pelo filme Para Que Não Me Ames - São Paulo.

Melhor Fotografia: Luiz René Guerra, pelo filme Os Sapatos de Aristeu - São Paulo.

Melhor Edição: Catarina Accioly e Iberê Carvalho, pelo filme Entre Cores & Navalhas - Distrito Federal.


Parabéns aos Vencedores e esperamos que na próxima mostra a diversidade seja retratada da brilhante maneira, como foi mostrada nesta.......

Show do Gongo 2008



"Desafio Pacsivia" é o grande vencedor do "Show do Gongo" 2008. O video é do também vencedor do ano passado, André Machado, que ganhou o prêmio com o video "Telebambis".

domingo, 23 de novembro de 2008

Selo Paulista da Diversidade


Com o objetivo de destacar organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvam programas, projetos e ações de promoção e valorização da diversidade - seja de etnia, de gênero, cultural etc. - em seus ambientes de trabalho e em suas áreas de atuação, o Governo do Estado, através da Secretaria de Relações Institucionais do Estado de São Paulo e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo lançam o Selo Paulista da Diversidade (instituído pelo Decreto n. 52.080, de 22/8/2007).


A promoção e valorização da diversidade são ações estratégicas de negócios das organizações incorporadas em suas políticas de recursos humanos visando promover em seu ambiente empresarial a igualdade racial, valorização do gênero, respeito à orientação sexual das pessoas e inclusão profissional de portadores de deficiência.


O selo servirá como reconhecimento público de responsabilidade social, agregando valor a imagem das organizações.


Para mais informações acesse:



sábado, 22 de novembro de 2008

III Parada GLBT da Zona Leste


Neste domingo, 23 de Novembro, acontece na Zona Leste a III Parada do Orgulho GLBT. Organizada pela ONG Zona, a parada que terá concentração na Estação Corinthians-Itaquera, têm como tema "Homofobia Mata". A estimativa é que compareçam ao evento cerca de 5.000 pessoas que poderão assistir ao show de drags e dançar ao som de Djs como Grá Ferreira, Gustavo Viana, Mauro Borges entre outros.

Reflexão.....

Mais um video encontrado no Youtube, com autor desconhecido. Manifestações como essas fazem as pessoas avaliarem se o pré-conceito é mais forte do que o amor.....

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Você sabia....

Que em São Paulo, no dia 19 de Agosto é comemorado o Dia do Orgulho Lésbico?


Essa data foi instituída em 19 de junho de 2007 pela Assembléia Legislativa de São Paulo e integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado, projeto de Lei n° 496/2007. A data foi escolhida para celebrar a primeira manifestação organizada e protagonizada por mulheres lésbicas no Brasil, contra o preconceito e a discrimação.



Foto: Folha de São Paulo

A manifestação aconteceu no Bar Ferro's, ponto de encontro de mulheres homossexuais de todo país, localizado na cidade de São Paulo e que não queria permitir a venda do boletim informativo do Grupo Ação Lésbica Feminista, apesar de permitir a venda de outros materiais. Indignadas as militantes do grupo, organizaram uma manifestação na frente do estabelecimento com apoio de grupos de homossexuais, feministas, de parlamentares e da OAB, conseguindo assim a liberação para a comercialização do material.
A data é um reconhecimento aqueles que lutaram tanto pelo simples direito de ser cidadãos como qualquer outra pessoa!


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Agradecimento Especial.....



Nesta terça-feira (18.11), apresentamos o fruto do nosso trabalho o blog "Diferenças" para avaliação da disciplina e para nossos colegas de sala.


O projeto foi muito bem recebido e, acreditamos ter oferecido aos nossos colegas informações suficientes para que alguns velhos pré-conceitos existentes sobre a comunidade GLBT, a diversidade e a orientação sexual das pessoas fossem desmistificados.


Nosso objetivo desde o processo de criação do blog era educar, utilizando a informação como ferramenta contra o pré-conceito. Acreditamos que de alguma maneira conseguimos atingir esse objetivo. Para tanto, pudemos contar com a ajuda de diversas pessoas de orgãos públicos, associações e organizações não-governamentais que nos cederam seu precioso tempo para esclarecer nossas dúvidas.


Essas são algumas pessoas e organizações que possibilitaram a realização do nosso projeto:


  • Eduardo Cardoso, da CADS/SEPP - Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual da Secretaria de Participação e Parceria da Prefeitura do Município de São Paulo, agradecemos o tempo e o material informativo disponibilizado;

  • Ao Centro de Testagem e Aconselhamento Henfil pelas informações e pelo material;

  • A Associação Brasileira de Turismo GLS, pelas informações disponibilizadas;

  • Ao Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS de São Paulo, pelas informações e pelo material;

  • Ao Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate a Homofobia pelo material.

Desejamos a todos que continuem o excelente trabalho realizado na luta, na proteção e na obtenção dos direitos dos cidadãos.


Mais uma vez muito obrigado e nós continuamos com o blog, que nos permitiu acima de tudo aprender muito mais do que ensinar.



"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
(Nelson Mandela)


Parada do Orgulho GLBT de São Paulo 2009



No último dia 17 de novembro, em reunião realizada na sede da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo - APOGLBT, foi decidido o tema da próxima parada. A 13ª edição da Parada terá como tema "Sem homofobia, mais cidadania - Pela isonomia dos direitos".


Mas o que é isonomia?


A palavra isonomia, em seu contexto jurídico esta ligada a filosofia de igualdade, enquanto esta trata de uma questão material, ou seja a aplicação básica dos direitos, a isonomia esta ligada ao espírito dinâmico da igualdade, explica Cléo Dumas, advogada da APOGLBT e conclui que sobre esse espírito dinâmico, a isonomia cria a desigualdade para que os desiguais se tornem iguais.


De uma maneira bem mais reduzida, isonomia significa a igualdade perante a lei.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Sopa de Letrinhas...

A sigla GLBTTT, representa o movimento da diversidade sexual no Brasil. Mas você sabe o que cada uma dessas letras significa?


GAY

Termo utilizado para designar homens que se sentem atraídos amorosamente, fisicamente ou espiritualmente por outros homens. Em inglês, significa alegre. O termo também é utilizado num sentido coletivo, para descrever toda a comunidade GLBT.

Lance Bass e Reichen Lehmkuhl

LÉSBICA

Termo utilizado para designar mulheres atraídas amorosamente, fisicamente ou espiritualmente por outras mulheres.

Ellen De Generis e Portia di Rossi


BISSEXUAL

Indivíduo (homens ou mulheres) atraído amorosamente, fisicamente ou espiritualmente tanto por homens quanto por mulheres.


Ana Carolina

TRANSGÊNERO

Termo genérico utilizado para designar indivíduos que agem social e particularmente como pertencentes ao sexo oposto. Desta forma, pode ser empregado tanto para descrever transexuais quanto travestis, indistintamente.

TRAVESTI

Indivíduo que se veste e se comporta social e particularmente como se pertencesse ao sexo oposto, o que, não raro, se complementa em alterações corporais alcançadas por meio de terapias hormonais, cirurgias plásticas, etc.


Andréa Albertino

TRANSEXUAL

Indivíduo que tem convicção de pertencer ao sexo oposto, o que pressupõe desejar suas características, muitas vezes obtendo-as por meio de tratamento e cirurgia. Um transexual é aquele cujo sexo biológico não confere com sua identidade de gênero, isto é, o senso pessoal que o indivíduo possui de ser homem ou mulher.


Roberta Close

Na maioria dos lugares a sigla utiliza é GLBT, que engloba o maior número de pessoas da comunidade e onde a letra T, representa os transgêneros. Na I Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais realizada em junho, levantou-se a discussão sobre a mudança na ordem das letras para LGBT, devido a maior atuação do movimento lésbico dentro da comunidade, mas ainda essa mudança não foi aprovada. A comunidade pensa em adotar a sigla GLBTI, para englobar os indivíduos denominados de Intersexos.


INTERSEXOS

Termo utilizado para designar indivíduos que ao nascerem, não têm o sexo biológico definido nem como homem nem como mulher.

Claudia Wonder


Independente da sigla utilizada o importante é o respeito dedicado às pessoas e a diversidade, independente de sua orientação sexual.



Fonte: Revista DOM edição n° 05/2008
Brasil destino de diversidade - ABRAT GLS

Fique sabendo.....

Terceiro e último filme da campanha "Histórias de Todos Nós", do Ministério da Saúde.


A informação é a melhor forma de proteção que podemos ter!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Histórias de Todos Nós....

Mais um filme da campanha "Histórias de Todos Nós", lançada pelo Ministério da Saúde que tem como tema a "Redução de Danos".

Leitura Obrigatória



Lançado pela SRS Editora, o "Manual de Direitos dos Homossexuais: Legislação e Jurisprudência", aborda temas como a autorização de mudança de sexo, adoção, união civil, falecimento de companheiro, obtenção de benefício previdenciário entre outros.


Escrito pela juíza Cláudia Thomé Toni, que utilizou informações obtidas através de pesquisas realizadas durante seu doutorado, o manual é didático e bem-estruturado, baseando-se na legislação já existente no país e traz endereços da internet para pesquisas dos casos descritos.


Excelente livro para conhecer e entender os direitos alcançados pela comunidade GLBT no Brasil.

domingo, 16 de novembro de 2008

O avanço da AIDS em São Paulo.....


Em notícia publicada do jornal "O Estado de São Paulo" no dia 12.11, o número de pessoas infectadas pelo vírus HIV, que tem maior grau de escolaridade vem aumentando na cidade de São Paulo. A porcentagem de mulheres infectadas com o vírus em 1997 era de 12,2%, passando para 25,4% no ano de 2007, tendo estas entre 8 e 11 anos de estudo. Já para os homens a porcentagem subiu de 15,4% para 26,2%, no mesmo período.

José Carlos Velloso, presidente do GAPA - Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS, acredita que esse é um fenômeno de países desenvolvidos e em desenvolvimento e credita esse avanço à mudança da percepção das pessoas em relação a doença. Muitos acreditam que o vírus HIV esta restrito a grupos de risco e não a comportamentos de risco.

"Hoje, o tratamento contra a doença é mais acessível e a expectativa de vida das pessoas com o vírus é maior, mas a AIDS ainda é uma doença traiçoeira e sem cura", conclui José Carlos.

O Ministério da Saúde lançou no último dia 06.11, uma série de documentários chamado "Histórias de Todos Nós" voltados a informar e alertar as pessoas sobre o risco do sexo desprotegido. Abaixo o documentário que tem como tema as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).






Nos posts dos próximos dias, publicaremos mas videos dessa importante campanha.

sábado, 15 de novembro de 2008

Dando sequência nas campanhas.....


O grupo SOMOS - Comunicação, Saúde e Sexualidade, de Porto Alegre, estará lançando amanhã (16/11), durante a 12ª Parada do Orgulho Gay de Porto Alegre, a campanha contra a homofobia desenvolvida em parceria com a Agência Competence.

Fundada em 10 de dezembro de 2001, a SOMOS atua na promoção e defesa dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros do Rio Grande do Sul. A organização possui um Centro de Referência, onde dispõe de amplo acervo de obras que abordam temas como sexualidade, saúde e direitos humanos e também uma videoteca.


Assista a campanha:


Para mais informações sobre o trabalho realizado pela SOMOS - Comunicação, Saúde e Sexualidade, acesse:




sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Campanha contra a Homofobia



A Campanha Não Homofobia tem por objetivo ser um canal de divulgação, pressão e mobilização social, pela aprovação do PLC 122/2006, que determina a criminalização da homofobia(mais informações no post "Homofobia" do dia 08.11). Lançada na 13ª Parada do Orgulho Gay do Rio de Janeiro e se extenderá até a próxima edição da Parada a ser realizada em 2009.

Este projeto vem para alterar a Lei n° 7.716, de 05 de Janeiro de 1989, permitindo que qualquer cidadão ou cidadã que sofrer qualquer tipo de discriminação por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero poderá prestar queixa formal em qualquer delegacia.

Para ser aprovado, o PLC 122/2006 precisa ser votado no Senado Federal, onde está enfrentando a oposição de setores conservadores do Senado e de segmentos fundamentalistas religiosos.
A meta principal da campanha desenvolvida pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania GLBT é arrecadar mais de 1 milhão de assinaturas eletrônicas.



Para maiores informações sobre a Campanha Não Homofobia ou sobre o Projeto de Lei da Câmara 122/2006 acesse e dê o seu voto:


quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Festival Mix Brasil 2008


Começou ontem (12) a 16ª edição do Festival Mix Brasil de Cinema e Video da Diversidade Sexual, com um total de 200 produções de 30 países. O slogan da campanha do festival desse ano sugere a reflexão sobre o que é considerado normal para as pessoas fazendo o seguinte questionamento: " O que é estranho para você?"


Dividido em sessões como a "Mundo Mix", "Panorama Internacional", "Retrato Falado: transgeneros mostram outra face", "Rewind, Fast-Forward, pausa para um cigarro" e a Mostra Competitiva Brasil o festival apresenta filmes que abordam os mais diversos temas relacionados à diversidade sexual. Neste ano concorrem 20 curtas na Mostra Competitiva.


Um dos eventos mais concorridos é o sempre engraçado "Show do Gongo", apresentado pela atriz Marisa Orth, onde o público julga os curtas. O evento acontece no dia 17 no teatro do Memorial da América Latina. O festival também apresenta eventos paralelos, como o Mix Music que ocorre entre os dias 14 e 16, com atrações como Perla, Maria Alcina e com as bandas Comma e Dominatrix e tem a curadoria do DJ e produtor Andre Pomba e do jornalista Rodrigo de Araujo.

Outro evento que ocorre paralelamente ao festival é a II Leitura Dramática, Ciclo de Leituras Teatrais sobre Homoerotismo e Sexualidade Dramática organizado numa parceria entre a Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual de São Paulo (CADS), Cooperativa Paulista de Teatro e Associação Cultural Mix Brasil e tem direção de Ferdinando Martins e curadoria de Eduardo Cardoso e Theodora Ribeiro, ocorrendo nos entre os dias 17 e 20 de novembro.




Alguns destaques da mostra são os filmes: "Ser como os outros" (Be Like Others), que conta a história de jovens iranianos que se submetem a cirurgia de mudança de sexo, "Japan Japan", sobre a vida de um jovem gay em Israel e "Gay.....E Dai?" (Gay .....So What), documentário que tenta responder a questões de como entendemos a cultura gay de hoje. O Brasil participa com 51 produções selecionadas um número recorde no festival.


O Festival acontece até o dia 23 de novembro e para mais informações, acesse:


terça-feira, 11 de novembro de 2008

Brasil será sede de dois congressos internacionais


O Brasil sediará dois importantes congressos internacionais nos próximos anos. Entre os dias 24 e 26 de novembro de 2009, a cidade de Curitiba, será a sede da 5ª Conferência Regional da ILGA - Internacional Lesbian and Gay Association, reunindo países da América Latina e Caribe.

Já em 2010, o Brasil sediará o próximo Congresso Mundial da ILGA. A escolha da aconteceu durante o o 24º Congresso Mundial da ILGA, cidade de Viena (Áustria),realizado entre os dias 03 e 06 desses mês.

Essa escolha se deu as iniciativas acontecidas no país em 2008., como a I Conferência Nacional LGBT, o crescente número de Paradas realizadas no país e pelo número de candidatos LGBTs que concorreram a última eleição. Outro ponto de destaque, foi a participação da ABGLT na Conferência Mundial de Revisão da Declaração e Programa de Ação de Durban, sendo a única ONG do segmento GLBT do mundo, a participar dessa importante conferência.

domingo, 9 de novembro de 2008

Beijaço na USP



No último dia 24 de outubro, cerca de 300 pessoas, realizaram um protesto pacifico denominado “beijaço”. O protesto que partiu da frente da Faculdade de Economia e Administração da USP e seguiu em direção ao Centro Acadêmico dos alunos da Faculdade de Medicina Veterinária, teve seu ápice quando os casais, todos gays, se beijaram.

Esse protesto foi motivado pela expulsão dos alunos Jarbas Rezende de 25 anos e de José Eduardo Souza Góes de 18 anos, ambos estudantes do curso de Letras, da festa promovida pelos alunos do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária, ocorrida no dia 10 do mesmo mês. O motivo da expulsão, segundo o casal, foi terem trocado um beijo, o que causou a revolta dos estudantes ali presentes, incitados pelo DJ, que assim que viu o casal se beijando, interrompeu a música e acendeu as luzes.

O DJ, que também é presidente do Centro Acadêmico, justificou a atitude dizendo que se fosse um casal heterossexual teria tomado a mesma atitude, pois o CA é contra a “pegação” em festas. O casal registrou um boletim de ocorrência contra o CA por constrangimento ilegal e lesão corporal na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), na terça-feira (28).

Sabemos que é complicado viver em uma sociedade, onde a convivência de diferentes pessoas, com diferentes hábitos nem sempre é motivo de concordância, mas de que forma poderíamos “harmonizar” essa convivência respeitando a individualidade das pessoas?




Em casos de denúncia: Decadri-Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância

sábado, 8 de novembro de 2008

Homofobia


Hoje, o movimento GLBT do Brasil luta pela aprovação do Projeto de Lei da Câmara número 122, de 2006 contra crimes de Homofobia, criada pela deputada Iara Bernardi.

O Projeto torna crime a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero. Esta Lei demonstra a luta contra as diferenças, principalmente contra a homofobia.


Outra conquista do movimento GLBT aconteceu em 1992, onde foi criado o Dia Mundial Contra a Homofobia, pelo francês Louis-Georges Tin. A data escolhida foi 17 de maio, pois, neste mesmo dia , em 1990, a OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou oficialmente o homossexualismo da Classificação Internacional de Doenças, onde era considerada uma doença mental.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Campanha pela Igualdade....



Não somos todos iguais?

Adoção, uma questão de amor!


A adoção de crianças por casais homossexuais ainda é um dos temas que mais gera controversias dentro da sociedade brasileira e em outros países. Segundo o IBGE, no Brasil, existem 200 mil crianças na fila de espera para serem adotadas.

De um lado, ficam os interessados na adoção, que acreditam estar preparados para assumir a responsabilidade de constituir uma família, sejam heterossexuais ou homossexuais, do outro, a sociedade, incluindo os orgãos responsáveis pelos processos de adoção, que por acreditarem estar fazendo o melhor para essas crianças mergulham num demorado processo burocrático.

No meio dessa disputa ficam as crianças, que na esperança de fazer parte de uma familia, veem seus sonhos ficarem cada vez mais distantes e conforme o passar do tempo fica mais difícil serem adotadas pela sua idade avançada, sendo preteridas às crianças mais novas.


Países como a Bélgica, Espanha, Canadá, Colômbia e Holanda (sendo esta a pioneira, desde 2001), possuem uma legislação que permite a casais homossexuais o direito à adoção de crianças. No Brasil, alguns casos receberam sentenças favoráveis e hoje famílias consideradas “diferentes” em sua estrutura não se diferem em nada das famílias ditas “tradicionais”, mostrando que o que realmente importa é o amor e o respeito.

Nos Estados Unidos, em recente pesquisa realizada pelo Instituto Williams da Escola de Leyes de ACLU do Instituto de Urbanística de Washington D.C., cerca de 65.000 crianças vivem com pais homossexuais, sendo que uma em cada três mulheres lésbicas é mãe adotiva ou biológica, assim como um de cada seis homens gays.

Nos cinemas o filme “Baby Love”, do diretor francês Vincent Garenq, utiliza-se da comédia para retratar o tema adoção por casais homossexuais de maneira leve e evitando levantar qualquer bandeira.



A adoção por casais homossexuais é um dos temas de maior discussão em todo o mundo e devemos sempre ter cuidado para assumir posturas positivas ou negativas, principalmente por envolver uma criança.
Para se aprofundar mais no assunto, o livro "A Possibilidade Juridíca de Adoção por Casais Homossexuais", do escritor Enézio de Deus Silva Jr, engloba os aspectos juridícos, psicológicos e sociais da adoção por casais homossexuais de maneira séria e baseando-se em fundamentos científicos.

Sabemos que antes de tudo a adoção é um ato de amor, mas temos sempre que buscar o melhor para a criança, independente dos futuros pais serem homossexuais ou não.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

E a 32ª Mostra Internacional de Cinema continua...



Mais dois filmes com temática GLBT estão levando os telespectadores paulistanos às salas de cinema.




"Tedium", do diretor Bahman Motamedian, mostra a vida de sete transexuais iranianos e a difícil relação com a sociedade muçulmana na cidade de Teerã. Retrata suas alegrias e o conflito de sentir que nasceu em um corpo "trocado".



Em "O outro lado de Istambul", documentário de Döndü Kilic, a cidade de Istambul serve de pano de fundo para a crescente comunidade gay que começa a se expor e a lutar pelos seus direitos dentro de uma sociedade homofóbica.


A 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo tem exibição em diversas salas de cinema da cidade e se encerra no dia 30 de outubro.

http://www.mostra.org/32/

domingo, 26 de outubro de 2008

Reflexão....

Para construir esse blog, estamos buscando sempre materiais em diversas publicações e na internet. Em uma dessas buscas, tivemos a grata surpresa de encontrar esse filme chamado: "Só por amar diferente". Nele podemos observar todo tipo de preconceitos porque passam as pessoas que resolvem buscar sua felicidade.....
Será que amar alguém é tão errado assim?


32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo



Começou no dia 17,a 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, trazendo 454 filmes de 75 países, a mostra mantem sua caracteristica de privilegiar a diversidade de temas.

Dois filmes com temática GLBT, merecem destaque.




Em "Como diz a Bíblia" (EUA, 2007), do diretor Daniel Karslake, as relações entre famílias católicas e seus filhos gays, são discutidas tendo como pano de fundo a complexa relação entre a religião e o homossexualismo. O filme tenta mostrar de maneira positiva soluções pra essas questões, independentemente de sua orientação sexual.




Já no filme, "Um lugar para se viver: A história de Triangle Square" (EUA, 2008), da diretora Carolyn Coal, mostra a busca de candidatos a vagas do residencial Triangle Square, asilo para idosos gays sem condições financeiras da cidade de Hollywood, LA.

Esses dois filmes apresentam questões de interesse não somente da comunidade GLBT, mas de toda sociedade, pois de maneiras diferentes mostram a exclusão das pessoas, seja no âmbito familiar ou mesmo social.

Para mais informações sobre a 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, acesse:

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

As Famílias no Século XXI

Cada vez mais a sociedade se depara com novas estruturas familiares. Para promover o produto Nebacetin, a empresa Nycomed criou uma campanha onde expõe várias dessas estruturas e suas diferenças...

Mas será que a sociedade está preparada para aceitar essas estruturas consideradas diferentes?

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Definições...

Muito tem se falado em diferença e diversidade e a relação entre essas duas palavras. Mas, cá entre nós, você sabe o real significado delas?

Aí vai algumas definições:

Diferença:
"Qualidade do que é diferente"

Diferente:
"O que não é igual"
Diversidade:
"Diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. A idéia de diversidade está ligada a conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade ou variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua."
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

“São Paulo – Cidade das Diferenças”

A cidade de São Paulo é uma cidade onde todos os dias diversos tipos de culturas, etnias, raças, credos, cores e sabores convivem em harmonia. Aqui o moderno convive com o clássico, o erudito convive com o popular, o rock convive com o samba, o punk convive com o hippie.


Milhões de pessoas transitam por suas ruas e avenidas em busca de sonhos, realizações, trabalho, diversão e tudo que essa megalópole oferece. Imigrantes chegam de todas as partes do Brasil e do mundo e são rapidamente incorporados nesse caldeirão multi-cultural.


Dentro desse caos urbano, encontramos “pequenos países” como o bairro da Liberdade, reduto dos imigrantes japoneses, o Bexiga, reduto dos imigrantes italianos e outros bairros que representam a cultura de diversos povos.


São Paulo é considerada a capital econômica do Brasil. Aqui tendências são lançadas, gírias são inventadas, modas e modismos são criados extrapolando as fronteiras do nosso território.


Numa população de 10.812 milhões de pessoas, a diversidade também se reflete na orientação sexual de seus habitantes. Cada vez mais a população GLBT se faz presente e busca, apesar de todas as dificuldades, viver e participar dessa sociedade ativamente.

Esse blog faz parte do Projeto Acadêmico intitulado Observatório da Cidade da FESPSP, que tem como objetivo lançar um olhar sobre os acontecimentos e manifestações da cidade de São Paulo.


Nosso grupo escolheu o tema diversidade e a inclusão da comunidade GLBT na sociedade de São Paulo, por observarmos o crescimento da população GLBT, bem como, grande número de manifestações, eventos, lugares, publicações, entidades não-governamentais que estão surgindo em nossa cidade.

A Parada do Orgulho GLBT em sua 12ª edição, por exemplo, levou as ruas de São Paulo 3,4 milhões de pessoas entre gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e simpatizantes, que reivindicavam questões importantes para a comunidade GLBT.


Nosso objetivo é entender a relação Sociedade X Comunidade GLBT e todos os temas que permeiam essa relação de diferenças, onde o respeito deve ser a principal ferramenta na luta pela igualdade.


O que somos é conseqüência do que pensamos.”
Buda

O Grupo...

Perfil



Nome: Cleberson Lima de Souza
Idade: 21
Onde nasceu: Lapa - São Paulo
Onde mora atualmente: Guarulhos

Fale sobre sua infância até os dias de hoje: Nasci em São Paulo, na Lapa, mas fui morar na Freguesia do Ó, Zona Oeste, numa casa simples, alugada, um terreno grande, onde no mesmo quintal moravam alguns parentes. Lá foi uma infância tranqüila, brincava muito com meu irmão (um ano mais velho que eu) e com um vizinho que tinha a mesma idade que a minha, e que também era muito sapeca igual a mim. Brincávamos muito na piscina de plástico que ganhamos dos meus pais e também com os famosos brinquedos Lego, carrinhos, bonecos dos super-heróis e outros brinquedos mais simples, pois éramos uma família humilde, o que meu pai ganhava era dividido entre o aluguel e as obrigações de casa (alimentação, fralda, remédio e etc). Quando eu tinha 4 anos, meu pai, com muito trabalho e esforço, conseguiu comprar um terreno em Guarulhos, cidade da Grande São Paulo, onde meus avós maternos moravam, era o começo de uma nova vida para toda a família, pois saímos do aluguel e fomos morar numa casa nossa, uma grande vitória. Moro lá até hoje, e lembro-me bem da minha infância ali, naquela rua havia muitas crianças e a maioria era meninos, então imagine qual era nossa brincadeira preferida? Jogar futebol é claro! Vivia na rua, de manhã, a tarde e a noite, se não fosse jogando bola, era brincando de pega-pega, polícia e ladrão, esconde-esconde, rouba-bandeira, e outras mais…e quando minha mãe não deixava eu sair pra brincar na rua, eu chamava alguns amigos pra brincar no quintal de casa, ou pra jogar videogame. Aos poucos fui conhecendo meu bairro, andava muito de bicicleta e aos poucos ia cada vez mais longe, adorava conhecer os outros bairros, visitar amigos da escola que moravam um pouco distante da minha casa. A escola também era distante da minha casa, estudava no Centro de Guarulhos, onde também aprendi a conviver com pessoas de diversos lugares e classes sociais. Vi o crescimento da cidade e da sociedade ao meu redor e também fiz parte destas mudanças, algumas boas e algumas ruins, mas que fazem parte do progresso de uma cidade. Hoje estudo no centro de São Paulo e minha convivência com as diferenças é muito grande, onde na realidade, todos são iguais, indiferentemente da religião, da raça, do sexo ou da opção sexual.



Nome: Simone Pavanello Muniz
Idade: 27 anos
Onde nasceu: Tatuapé
Onde mora atualmente: Cohab Tiradentes

Fale sobre sua infância até os dias de hoje: Nasci em Tatuapé e aos 4 anos fui morar na Cohab. Lá, cresci e brinquei muito. No prédio onde morava, havia muitas crianças, todos os dias a bagunça era tremenda. Na Cohab, nos tempos passados, havia muita mata virgem e a maior diversão dos adultos e da criançada era caçar porco e javali para assar. Viver ali antigamente era como reviver a pré-história, éramos muito felizes! O tempo foi passando e a Cohab foi tornando-se um bairro perigoso de se morar, as crianças não podiam mais ficar até tarde brincando na rua e as matas foram dando lugar a novos prédios. O tráfico tomou conta da Cohab, muitos amigos meus foram mortos por conta de drogas e afins; vi um amigo meu ser recolhido na esquina do meu prédio, no dia de Natal, com uma bala no peito, como foi difícil para eu conviver com aquela imagem no pensamento. Hoje, a Cohab é quase um município, uma selva de prédios. Continua perigosa, porém, para nós moradores de muito tempo, não mais. Vivo meus dias no trabalho e na faculdade, perdi o contato com a minha Cohab, sou feliz. Conquistei novos amigos e explorei novos horizontes e não importa para onde irei, aquela Cohab de antes permanecerá registrada em meu coração.



Nome: Felipe Nogueira
Idade: 21 anos
Onde Nasceu: Caieiras - Interior de São Paulo
Onde mora atualmente: Caieiras

Fale sobre sua infância ate os dias de hoje: Minha infância sempre foi muito simples e singela, mas sempre com muita pureza. Pega- pega, esconde- esconde, bicicleta, futebol entre outros era o que mais me distraia. Sempre morei entre Caieiras e Perus. Quando criança, vivia intensamente cada momento. Aprendi muito com a vida. Cresci, ufa, meus pais se separaram, e hoje idealizo objetivos para minha vida, objetivos esses que a vida me impôs. Hoje trabalho e estudo em São Paulo e sempre alcanço as minha metas.


Nome: Junior Madeu
Idade: 31 anos
Onde Nasceu: Cerqueira César - São Paulo

Onde mora atualmente: Me divido entre o Jd. Santo Elias e a Vila Buarque
Fale sobre sua infância ate os dias de hoje: Como bom paulistano nasci na Maternidade São Paulo e fui batizado na Catedral da Sé. Tive uma infância repleta de brincadeiras e cheia de amigos. Empinar pipa, andar de carrinho de rolimã, rodar pião, bolinha de gude, brincar de Playmobil, andar de bicicleta eram minhas brincadeiras favoritas e motivos de muita alegria. Minha mãe sempre nos levou, eu e minha irmãs, a diversos lugares....Fui no primeiro Show da Xuxa realizado em São Paulo, fui em várias Feiranças, feira da criança no Anhembi e tive a oportunidade de assistir a um show do Balão Mágico, num circo, montado na Praça Rossevelt. Passei grande parte das minhas férias frequentando as piscinas do Palmeiras, o melhor time do mundo. São Paulo sempre fez e sempre fará parte da minha vida! Quando estou fora sinto falta desse corre-corre, desse stress, dessa agitação que só essa cidade nos proporciona. Adoro essa mistura de povos, de religiões, de tribos....essa diversidade que só a cidade que não pára me oferece....