Em notícia publicada do jornal "O Estado de São Paulo" no dia 12.11, o número de pessoas infectadas pelo vírus HIV, que tem maior grau de escolaridade vem aumentando na cidade de São Paulo. A porcentagem de mulheres infectadas com o vírus em 1997 era de 12,2%, passando para 25,4% no ano de 2007, tendo estas entre 8 e 11 anos de estudo. Já para os homens a porcentagem subiu de 15,4% para 26,2%, no mesmo período.
José Carlos Velloso, presidente do GAPA - Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS, acredita que esse é um fenômeno de países desenvolvidos e em desenvolvimento e credita esse avanço à mudança da percepção das pessoas em relação a doença. Muitos acreditam que o vírus HIV esta restrito a grupos de risco e não a comportamentos de risco.
"Hoje, o tratamento contra a doença é mais acessível e a expectativa de vida das pessoas com o vírus é maior, mas a AIDS ainda é uma doença traiçoeira e sem cura", conclui José Carlos.
O Ministério da Saúde lançou no último dia 06.11, uma série de documentários chamado "Histórias de Todos Nós" voltados a informar e alertar as pessoas sobre o risco do sexo desprotegido. Abaixo o documentário que tem como tema as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
Nos posts dos próximos dias, publicaremos mas videos dessa importante campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário