A sigla GLBTTT, representa o movimento da diversidade sexual no Brasil. Mas você sabe o que cada uma dessas letras significa?
GAY
Termo utilizado para designar homens que se sentem atraídos amorosamente, fisicamente ou espiritualmente por outros homens. Em inglês, significa alegre. O termo também é utilizado num sentido coletivo, para descrever toda a comunidade GLBT.
Lance Bass e Reichen Lehmkuhl
LÉSBICA
Termo utilizado para designar mulheres atraídas amorosamente, fisicamente ou espiritualmente por outras mulheres.
Ellen De Generis e Portia di Rossi
BISSEXUAL
Indivíduo (homens ou mulheres) atraído amorosamente, fisicamente ou espiritualmente tanto por homens quanto por mulheres.
Ana Carolina
TRANSGÊNERO
Termo genérico utilizado para designar indivíduos que agem social e particularmente como pertencentes ao sexo oposto. Desta forma, pode ser empregado tanto para descrever transexuais quanto travestis, indistintamente.
TRAVESTI
Indivíduo que se veste e se comporta social e particularmente como se pertencesse ao sexo oposto, o que, não raro, se complementa em alterações corporais alcançadas por meio de terapias hormonais, cirurgias plásticas, etc.
Andréa Albertino
TRANSEXUAL
Indivíduo que tem convicção de pertencer ao sexo oposto, o que pressupõe desejar suas características, muitas vezes obtendo-as por meio de tratamento e cirurgia. Um transexual é aquele cujo sexo biológico não confere com sua identidade de gênero, isto é, o senso pessoal que o indivíduo possui de ser homem ou mulher.
Roberta Close
Na maioria dos lugares a sigla utiliza é GLBT, que engloba o maior número de pessoas da comunidade e onde a letra T, representa os transgêneros. Na I Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais realizada em junho, levantou-se a discussão sobre a mudança na ordem das letras para LGBT, devido a maior atuação do movimento lésbico dentro da comunidade, mas ainda essa mudança não foi aprovada. A comunidade pensa em adotar a sigla GLBTI, para englobar os indivíduos denominados de Intersexos.
INTERSEXOS
Termo utilizado para designar indivíduos que ao nascerem, não têm o sexo biológico definido nem como homem nem como mulher.
Claudia Wonder
Independente da sigla utilizada o importante é o respeito dedicado às pessoas e a diversidade, independente de sua orientação sexual.
Fonte: Revista DOM edição n° 05/2008
Brasil destino de diversidade - ABRAT GLS
Nenhum comentário:
Postar um comentário