quarta-feira, 8 de outubro de 2008

“São Paulo – Cidade das Diferenças”

A cidade de São Paulo é uma cidade onde todos os dias diversos tipos de culturas, etnias, raças, credos, cores e sabores convivem em harmonia. Aqui o moderno convive com o clássico, o erudito convive com o popular, o rock convive com o samba, o punk convive com o hippie.


Milhões de pessoas transitam por suas ruas e avenidas em busca de sonhos, realizações, trabalho, diversão e tudo que essa megalópole oferece. Imigrantes chegam de todas as partes do Brasil e do mundo e são rapidamente incorporados nesse caldeirão multi-cultural.


Dentro desse caos urbano, encontramos “pequenos países” como o bairro da Liberdade, reduto dos imigrantes japoneses, o Bexiga, reduto dos imigrantes italianos e outros bairros que representam a cultura de diversos povos.


São Paulo é considerada a capital econômica do Brasil. Aqui tendências são lançadas, gírias são inventadas, modas e modismos são criados extrapolando as fronteiras do nosso território.


Numa população de 10.812 milhões de pessoas, a diversidade também se reflete na orientação sexual de seus habitantes. Cada vez mais a população GLBT se faz presente e busca, apesar de todas as dificuldades, viver e participar dessa sociedade ativamente.

Esse blog faz parte do Projeto Acadêmico intitulado Observatório da Cidade da FESPSP, que tem como objetivo lançar um olhar sobre os acontecimentos e manifestações da cidade de São Paulo.


Nosso grupo escolheu o tema diversidade e a inclusão da comunidade GLBT na sociedade de São Paulo, por observarmos o crescimento da população GLBT, bem como, grande número de manifestações, eventos, lugares, publicações, entidades não-governamentais que estão surgindo em nossa cidade.

A Parada do Orgulho GLBT em sua 12ª edição, por exemplo, levou as ruas de São Paulo 3,4 milhões de pessoas entre gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e simpatizantes, que reivindicavam questões importantes para a comunidade GLBT.


Nosso objetivo é entender a relação Sociedade X Comunidade GLBT e todos os temas que permeiam essa relação de diferenças, onde o respeito deve ser a principal ferramenta na luta pela igualdade.


O que somos é conseqüência do que pensamos.”
Buda

Nenhum comentário: