Amor é o sentimento mais nobre e intenso da humanidade,há múltiplos significados para essa palavra,mas o conceito mais popular é o amor em que envolve outra pessoa emocionalmente,satisfazendo as motivações e sensações psicológicas para a extensão sentimental.
Quando amamos alguém necessitamos atingir as expectativas de reciprocidade.Nossos sensores emocionais são ativados tornando o meio ambiente mais agradável quando ao lado da pessoa amada. Não há regras ou controle quando falamos de amor, por isso ele pode ser encontrado em diferentes formas; envolvendo pessoas ou objetos. Independentemente de onde sustentamos esse sentimento, a capacidade de amar é irreversível e existe dentro de cada indivíduo.
Uma das questões mais cogitadas da atualidade é amar uma pessoa do mesmo sexo. Inevitavelmente questionamos o que levaria uma pessoa a sentir atração física por uma pessoa do mesmo sexo, ou mesmo que vagamente, nos surpreendemos quando nós mesmos nos perguntamos se somos homossexuais. Dificilmente é possível desenvolver a sexualidade dentro dos padrões afirmados pela sociedade. Ainda hoje o homossexualismo é encarado por alguns como uma doença ou desvio de comportamento, ao contrário disso; heteros, gays e lésbicas são igualmente interiorizados, mas se diferenciam ao tratarem da escolha do parceiro.
Não há uma resposta certa para saber sua orientação sexual. Há muitos jovens que acreditam ser só uma fase pela qual estão passando, mas raramente é só uma fase, uns compreendem seus sentimentos através de um relacionamento amoroso, outros dizem que foram os seus desejos sexuais que os fizeram perceber sua orientação sexual.
A descoberta do homossexualismo na adolescência interfere no bem estar do jovem por ser encarado de forma preconceituosa pela família e amigos. A reação dos pais se levantam a um sentimento de culpa sobre a má educação redirecionado aos filhos, se frustram ao saberem que seus filhos não serão como sonhado e colocam todas suas expectativas de vida como inalcançáveis. Por pensar assim a sociedade se coroe ignorantemente. Ser homossexual não impede realizações pessoais, assim como heterossexuais, gays e lésbicas podem atingir qualquer que sejam seus objetivos.
Ser homossexual não é uma opção, o desejo sexual e sentimental por pessoas do mesmo sexo surge naturalmente, a necessidade de amar e ser amado é tão intensa como em heterossexuais,o que é difícil é englobar esse fato numa sociedade preconceituosa.Porque seria tão irrealizável amar uma pessoa do mesmo sexo?
Na história da humanidade mais precisamente na idade antiga,o relacionamento homossexual era tipo como normal, na Grécia era valorizado o amor e a beleza na sua forma mais pura, sendo comum o relacionamento entre jovens e seus mentores. Em Roma, o homossexualismo também era uma prática comum, no entanto, um homem não poderia ser passivo sexualmente em relação a seus inferiores, havendo uma certa hierarquia de poder.
Hoje é encarado como uma doença por alguns, inferiorizado por outros, e até aceito.Ser homossexual é apenas uma forma diferente de manifestar a sexualidade, presente em todas as sociedades e culturas.Os problemas de homossexuais e heterossexuais são relativamente iguais.A maior dificuldade que o homossexual enfrenta é a própria aceitação,se sente culpado em sentir desejos considerados ‘'não naturais'', por ter medo de ser reprimido, ele tende a se esconder.Quando consegue aceitar sua própria natureza, criar vínculos com outros homossexuais, e se encaixar na sociedade ele pode ter uma vida saudável e feliz.
Por: Andréia - autoimagem.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário